Leia alguns depoimentos dos encontros anteriores

“O II EGF foi um encontro aonde pude abrir os horizontes, pois os níveis das palestras e dos participantes deixou o evento mais interessante”
Anderson Soares,
Sócio Diretor da ARM
“A minha experiência com o IIEGF foi sensacional. Pude aprender, trocar experiências e encontrar velhos amigos.”
Cleiton Geraldo da Silva
ARM - Caxias do Sul
“O II EGF foi uma excelente oportunidade para iniciar um networking entre os profissionais do mercado gaúcho de fundição.”
Elisa Coradin
Engenheira Química na MGA
“O EGF possui uma atmosfera fantástica oportunizando nos alunos a ter com contato direto com pesquisadores e as fundições!”
Marllon Otávio Couto Morais
Aluno de Eng metalúrgica do IFRS- campus Caxias do Sul .
“O EGF é um evento que nos permite trocar as informações com os produtores de fundidos do RGS conhecendo as inovações e melhores práticas aplicadas no mercado. Estas trocas de informações possibilita crescimento de toda cadeia produtiva, excelente evento!”
Maurício de Oliveira
Gerente Geral Sulmaq Fundição de Precisão
“O Encontro Gaúcho de Fundidores é mais uma, entre outras oportunidades que existem, no mercado de Fundição do Brasil, para aumentar o conhecimento, trocar experiências e celebrar”
Reinaldo Oliveira
Magma Engenharia do Brasil
“O II EGF foi uma excelente oportunidade para troca de informações entre fornecedores de tecnologia/equipamentos com as empresas de Fundição em um dos polos mais importantes na produção de peças fundidas do país”
Dr Ricardo Fuoco
Consultor
“Acredito que o EGF seja um evento que a cada ano vem solidificando o setor de fundição no sul do país, ou seja, reunindo pessoas, pesquisadores, profissionais, consultores e líderes do setor. Contribuindo e agregando valor ao setor na região sul do Brasil e a cada ano que passa o evento só evolui, cresce e solidifica mais ainda.”
Vinicius de Freitas Paz
Professor de Engenharia UNIFTEC-Caxias do Sul
“O desenvolvimento e participação nas duas edições do Encontro Gaúcho de Fundidores nos oportunizaram um crescimento técnico profissional muito além dos livros, criando dessa forma uma rede de contatos a nível nacional em nossa área.”
Diogo Hofmam
Estudante - Engenharia Metalúrgica IFRS Caxias do Sul
“O encontro Gaúcho de Fundidores, é o momento do diálogo daqueles que fazem parte da cadeia produtiva da Fundição no Rio Grande do Sul, com objetivo de trocar experiências, conhecimento e proporcionar oportunidades para crescimento sustentável a todos os envolvidos.”
Túlio Sergio Nascimento
Mestrando Processos Fabricação- PPG3M- UFRGS.
“O EGF desde sua 1 Edição é um Evento diferenciado que une todos os setores envolvidos com o setor Fundição no RS: Desde fornecedores até Pesquisadores de Universidades,em um único evento, agregando valor e conhecimento ao Setor! Parabéns a todos!”
Vinicius de Freitas Paz
Professor de Engenharia UNIFTEC-Caxias do Sul
“O II Encontro Gaúcho de Fundidores foi espetacular. O evento foi muito bem ministrado e a oportunidade de acompanhar grandes profissionais palestrando e debatendo sobre como ser competitivo mantendo a sustentabilidade das companhias, foi satisfatório e de muita aprendizagem. Muito importante também salientar sobre o networking que a ocasião possibilita a todos, visto os inúmeros profissionais de todo o mercado de fundição que se reúnem para discutir os mesmos propósitos.”
Ângelo Campanaro
Departamento Comercial Sulmaq Fundição de Precisão
“O II EGF foi um evento único, reuniu fundidores, fornecedores, clientes e universidades. Além do público diferenciado os temas foram relevantes a toda à cadeia e despertaram debates que continuaram após o evento. Para concluir é importante ressaltar que o II EGF, foi organizado, pontual e teve diferentes opiniões em debate com educação e respeito, um exemplo a ser seguido pelo nosso amado Brasil!”
Rafael Mombach
Gerente Industrial - Metalúrgica Candeia
“No dia 23 de novembro de 2017 ocorreu a primeira edição Encontro Gaúcho de Fundidores, que foi sediado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul na cidade de Caxias do Sul. Com a presença de aproximadamente cem pessoas, que gentilmente doaram alimentos destinados a entidades beneficentes, ocorreram palestras técnicas, apresentações cases de sucesso e pesquisa aplicada no setor de fundição. Para celebrar o primeiro encontro gaúcho, os participantes foram convidados para confraternizar através de um almoço com comidas da culinária italiana típicas da serra gaúcha. Com o sucesso obtido em promover a sinergia entre Empresas, Academia e Governo, o evento inovou por ter sido o primeiro da cadeia de Fundição ocorrido no estado do Rio Grande do Sul.”
Prof. Dr. Cleber R. de Lima Lessa
Prof. no Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus Caxias do Sul
“No dia 21 de março de 2019 foi realizado o segundo Encontro Gaúcho de Fundidores. Devido ao sucesso do primeiro evento, o seguinte contou com a presença de exatos 146 profissionais do mercado de fundição. Além das palestras técnicas e cases de sucesso, o evento contou experimentalmente com apresentação de banner técnico durante o coffee break. Por ser é exatamente no dia 21 de março o dia internacional da síndrome de down tivemos o prazer de contar com presidente da APAE Caxias para receber a doação de alimentos. Por fim, o evento mais uma vez marcou aos presentes pois, além de ser o maior espaço de networking do setor no estado, é um canal de centralização de informações relevantes para o mercado de fundição, com o propósito de multiplicá-las para fortalecer a todos. ”
Prof. Dr. Cleber R. de Lima Lessa
Prof. no Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus Caxias do Sul
“Tive a oportunidade de acompanhar a primeira edição do primeiro encontro gaúcho de fundidores (I EGF). Na ocasião me chamou a atenção, além das palestras de alto nível, a formação de uma comissão de organização composta por profissionais de diferentes empresas do setor de fundição e da academia, chamou-me a atenção como agente de inovação e PI o fato de que o encontro foi realizado por iniciativa privada e própria deste grupo de pessoas, sustentados por horas de dedicação sem remuneração específica, demonstrando estratégia na organização, coesão, coragem e pioneirismo notáveis. Estas características costumam estar atreladas a ações inovadoras que geram valor, além de muita consideração e porque não citar a "paixão" pelo setor de fundição nacional. Resultado: satisfação plena dos participantes. Já no II EGF como participante do comitê de organização, pude contribuir e ver de perto a dinâmica intensa da equipe e sua competência nas ações tomadas, o zelo nos detalhes e a busca pela excelência, tanto na seleção e especificação do espaço físico como em cada detalhe para que os participantes usufruíssem de um ambiente de capacitação tecnológica e troca de informações diferenciado do que já vi no Brasil. Todo este trabalho levou a um evento marcante para os fundidores e para o setor, pois foi realizado em um ambiente ótimo com palestras tecnicamente excelentes e motivadoras. Pude então palestrar e mostrar estudos de inteligência tecnológica aplicado as fundições, além de fazermos uma homenagem póstuma a meu ex-orientador da graduação em engenharia apresentando um banner de nosso trabalho como mais uma iniciativa inovadora da comissão do II EGF que preparava ali as condições para que o EGF extrapolasse as fronteiras de um encontro e abrisse uma frente que desenvolvesse um debate da importância da cooperação universidade-empresa para as fundições, este canal de atividade para gerar resultados nas fundições será explorado no III EGF, que com as experiências adquiridas e as melhorias propostas pelo comitê de organização será sem dúvida outra inesquecível experiência enriquecedora para os participantes e para este mercado.”
Eng. MSc. Fábio Lopes Pinto
Diretor de Operações - Basck Limited Brasil