Líder Consciente, qual é o seu propósito?

Conectados globalmente vivemos um momento econômico de transformações aceleradas fruto do avanço da revolução tecnologia 4.0, das redes sociais, da economia colaborativa do compartilhamento entre outras mudanças comportamentais.

Como Líderes empreendedores devemos prestar atenção em novos movimentos que tem alterado rapidamente a economia e a forma como fazemos negócios. É o chamado Marketing 4.0 como define Philip Kotler onde as empresas têm que estar atentas a relevância da sua marca.

Empresas que existem apenas pelo lucro têm demostrado que esse modelo onde não há um propósito maior deverá progressivamente ir perdendo força e fazendo piores resultados.

Vivemos uma transição de eras como nunca antes experimentado. Apesar do mundo polarizado entre extremos, hoje vivemos a Era da Expansão da Consciência e do Relacionamento que possibilitou o surgimento do Capitalismo Consciente e os modelos de negócio colaborativos. Ambos movimentos nasceram no Vale do Silício na Califórnia, mas vem se espalhando pelo mundo.

Fundamentado em quatro pilares o Capitalismo Consciente baseia-se em Propósito Maior, Líderes inspiradores, Orientação aos Stakeholders, valorização da Cultura consciente.

Empresas que desejam causar impacto social investem nesses pilares para se destacar e, não se preocupam em serem maiores ou melhores, mas únicas e, entregar um conjunto de diferenciais difíceis de serem copiados.

Quem não estiver atento a esses movimentos corre o risco de entregar apenas o mínimo, como uma enxurrada de outros concorrentes e, se o cliente não perceber benefícios ele se incumbe de diferenciar comprando do menor preço.

Pense nisso! Você já se pôs em movimento?

Ricardo Pugliesi – Sócio da TECNOMARKET Consulting

Leave a Reply