Conceito de inovação

Um importante conceito de inovação é o proposto pela Organização para Cooperação
Econômica e Desenvolvimento (OCDE), como consta no Manual de Oslo, que define a inovação
como: “a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente
melhorado, ou um processo, ou um método de marketing, ou um novo método organizacional
nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”.
(OCDE, 2005).

Outro conceito de inovação importante é o que consta na Instrução Normativa da Receita
Federal do Brasil RFB nº 1.187, de 29 de agosto de 2011 e o que consta no capítulo III,
artigo n° 17 § 1o da Lei n° 11.196 de 21 de novembro de 2005, também conhecida como
Lei do Bem. Esta lei define inovação tecnológica como: “a concepção de novo produto ou
processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou
características ao produto ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo
ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado”.

Em sua publicação “A gestão estratégica de Núcleos de Inovação Tecnológica: cenários,
desafios e perspectivas”, a Profa. Patrícia Toledo descreve que “nos tempos atuais, o
conhecimento é o fator chave da nova ordem econômica e a inovação o principal meio de
transformação do conhecimento em valor e elevação da competitividade. Por isto e
acompanhando esta tendência da economia mundial, a ciência, a tecnologia e a inovação
passam a ser o centro das políticas e estratégias, tanto dos países desenvolvidos quanto dos
países emergentes.”

Em um cenário gerador de novos paradigmas advindos da globalização e com conectividade
crescente, as empresas precisam de ações estratégicas que as diferenciem para que tenham
perenidade e crescimento sustentável.
Por isto e para isto, a gestão da inovação corretamente implementada nas empresas e
universidades sob a base conceitual e operacional da gestão estratégica da propriedade
intelectual, torna-se a mais importante ferramenta de inteligência competitiva para a
superação da concorrência e na conquista de novos mercados.

Eng. MSc. Fábio Lopes Pinto
Diretor de Operações – 
Basck Limited Brasil

Leave a Reply